Uma baleia jubarte morreu após ficar encalhada em uma praia de Salvador, na Bahia, nesta sexta-feira (30). O animal ficou por aproximadamente seis horas na orla do bairro de Coutos. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, essa foi a 11ª baleia jubarte morta no litoral baiano só este ano. No país, o número chega a 38.

Por volta de 6h, moradores da região teriam encontrado a baleia encalhada. Meia-hora depois uma equipe do Projeto Baleia Jubarte ficou sabendo do ocorrido e partiu rumo a praia, onde encontrou com o animal por volta de 7h30. A equipe acionou um rebocador para a tentativa de resgate, que acabou não acontecendo devido a morte do animal antes de haver qualquer possibilidade de socorro.

Ainda segundo o Projeto Jubarte, quando baleias adultas vivas encalham dificilmente é possível salvar o animal, dada a complexidade da operação necessária para deslocar uma baleia adulta (esta foi estimada em mais de 30 toneladas). Além disso, na maioria das vezes elas já encalham com alguma enfermidade ou outro problema físico que termina por causar o encalhe.

Fonte: Agencia Brasil