Songival Santos, Canabrava FM
Na noite do último dia 30, a Nova Canabrava FM, a 104,9 de Ribeira do Pombal, realizou, como nunca feito na região, a solenidade do Projeto Maiores Craques do Futebol de Ribeira do Pombal de Todos os Tempos, com a devida homenagem aos 50 jogadores mais votados pelo público ouvinte e a entrega da singela premiação (troféu confeccionado, sob encomenda, exclusivamente para este fim) aos escalados na votação aberta, do 1 ao 11.
A votação se deu durante 2 meses via site Canabravafm.com.br, onde havia um espaço para isso, e também via Whatsapp da emissora – 9 9811 1049, pelo mesmo período.
Já o evento culminante do projeto foi realizado na Câmara Municipal, mediante a presença de mais de uma centena de pessoas, dentre elas moradores ilustres e pessoas que são pombalenses e residem há tempos noutros espaços geográficos do país, como São Paulo, Teixeira de Freitas, Euclides da Cunha e Salvador.
Foi possível registrar a presença de pessoas que vieram de diversos povoados, principalmente da Vila Rodrigues, que ilustraram também a plateia, professores, atletas e ex-atletas (da sede, da Boca da Mata, da Mirandela, do Barrocão, do Salgado e da Queimada Grande), para além de torcedores em geral.
Um evento de tal porte e relevância jamais fora realizado na região, logo, como sempre, a Nova Canabrava FM (rádio comunitária mantida pela Associação Cidadã), sob nova diretoria há somente 3 anos, executa um projeto genuíno e piloto para outros futuros.
No ínterim, o diretor, o comunicador Cleisson Cardoso informou ao público dados oficiais de audiência da emissora na internet, que deu um “salto” de 300 ouvintes/mês para mais de 5.000 ouvintes/mês, como prova da vigente credibilidade da instituição radiofônica, e respectiva responsabilidade na qualidade dos serviços prestados a toda a comunidade.
Há que ser lembrada a participação especial do músico Márcio Alecsandro, da Kanto e Encanto e do programa Domingo de Deus, ao receber os convidados ao som de MPB e músicas clássicas do passado brasileiro. E o congraçamento entre as pessoas, que há tempos (alguns há mais de 30 anos) não se viam e manifestaram aquela alegria, digna de sessões de fotos, selfies e longos abraços.
A noite solene aconteceu das 19 às 22 horas e além dos jogadores, foram premiadas personalidades incentivadoras do futebol pombalense, um comentário de agradecimento a todos, pela relevância social que tiveram ao longo da história esportiva local, feito pelo professor Songival Santos, do programa dominical Construindo Saber, em nome de toda a equipe esportiva da Canabrava FM.
Por fim, a rádio comunica, a todos os interessados, que fará a transmissão de 100% dos jogos da Copa Rural – 2019, a exemplo de como já o fez em 2018, certame a ser disputado totalmente no estádio Ferreirão, de 06 de setembro até dezembro. Agora com tecnologia de ponta utilizada pela primeira vez pelo rádio interiorano da Bahia.
Para quem quiser verificar… 1. A lista do jogadores premiados; 2. O nome do craque dos craques – o mais votado entre todos; 3. A lista das personalidades incentivadoras; 4. Os componentes da equipe esportiva da rádio, denominada de CEC – Canabrava Esporte Clube; 5. Os apoiadores culturais do evento desta sexta e da transmissão da Copa Rural – 2019.