Um novo foco de incêndio foi registrado na tarde desta segunda-feira, 16, na Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão, no município de Belterra, no Oeste do Pará, na região amazônica. De acordo com o governo municipal, as chamas estão consumindo uma área na região conhecida como ponta do Lago do Jurucuri.

A Prefeitura de Belterra informou que encaminhou uma equipe para fazer o levantamento com imagens aéreas. Equipes de brigadistas foram convocadas para se dirigirem ao local onde foram registradas as chamas. As informações são do G1. Segundo os brigadistas, as chamas já afetavam uma grande área da mata nativa desde sábado. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também se deslocou para dar apoio na ocorrência.

Durante toda a noite de domingo, centenas de fotos postadas em redes sociais por pessoas que estavam no balneário revelavam a situação atualizada de Alter do Chão. As chamas deixaram o céu vermelho.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Santarém, tenente coronel Ney Tito Azevedo, o local onde as chamas foram avistadas na noite de domingo é de difícil acesso. A estratégia para chegar à área é por via fluvial e terrestre, por estrada alternativa.

Alter do Chão é uma vila balneária distante 37 km por via terrestre de Santarém, oeste do Pará, e a 1.373 km da capital do estado, Belém. O balneário é o principal ponto turístico da região, conhecido como Caribe da Amazônia. Uma das atrações mais procuradas é a Ilha do Amor, de areia branca e água nos tons verde-azul.

Fonte: Agencia Brasil