Moda, comportamento, beleza, informação, música, famosos e gente, muita gente, que lotou a Praça Central Euvaldo Luz, do Shopping Barra, para conferir toda a programação do Barra Fashion. O evento de moda e comportamento completou maioridade na semana passada com uma programação que começou na terça-feira (10) com o show de Toni Garrido e terminou neste domingo (15) com um workshop de maquiagem e show do cantor e compositor Ramon Cruz. Cerca de 430 pessoas assistiram a cada desfile, sem falar nas oficinas e bate papos realizados no Ebam Convida. 

“O Barra Fashion é um dos eventos que mais definem o Barra. Um shopping que lança moda, antecipa tendências e está sempre inovando no que diz respeito ao mundo fashion e de lifestyle. Esta 21ª edição marca a maioridade do Barra Fashion, um evento consolidado que envolve lojistas, estilistas, modelos, artistas e todo o trade da moda para promover a melhor experiência para o consumidor”, comemora a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito.

Tony Garrido lotou a praça central do shopping na abertura do Barra Fashion

Além da praça, o evento se espalhou pelos quatro pisos do shopping. As lojas da Swarovski, Intimissimi, Clube Melissa, Foorli, Caminata, Gregory, Cristalli, Magic Shoes, Delirium, MR Cat, Nossa Bossa, Riachuelo, Live, Cia. Marítima, Carmen Steffens, MOB, Sobrancelha Design, Calvin Klein Jeans, Granado, R. Ventura, Uv. Line, Rufians, Barretes e Shoulder lançaram coleções, deram descontos para o público e fizeram ações promocionais, como a Óticas A Fábrica, que chamou a artista plástica Miu Monteiro para customizar mimos para os clientes.

Óticas A Fábrica chamou a artista plástica Miu Monteiro para customizar mimos para os clientes

Parceria do Barra, a Escola Baiana de Arte e Moda colocou sua equipe de Visual Merchandising para fazer uma produção diferenciada nas vitrines, com um carrinho estiloso que destacava cada iniciativa. Coube à instituição também comandar o QG fashion, batizado de EBAM Convida, por onde passaram especialistas de várias áreas dando dicas, conduzindo workshops e trocando ideia com a plateia.

O QG fashion da EBAM

“O EBAM Convida dentro do Barra Fashion foi fantástico, uma verdadeira celebração. Muitas pessoas passaram pelo local, parceiros, amigos e convidados que dividiram conosco suas experiências com bate papos maravilhosos, além das oficinas ministradas pelas professoras da EBAM. Recebemos tantos agradecimentos ao levarmos um pouco da escola para o Barra Fashion, transformando o QG em um espaço único”, comemora a criadora da escola, Graziela Bandeira.

Marcos Preto e Edu Casanova

Seguindo esse conceito de plataforma de experiências, unindo lifestyle e entretenimento, a 21ª edição do Barra Fashion também promoveu encontros em sua praça principal, como o do influenciador, colunista e relações públicas Marcos Preto, que convidou o produtor de eventos Diogo Cunha e o músico Edu Casanova para bater um papo sobre moda e música.

Gente e moda
Com produção de Tininha Viana, Almir Júnior e Marcelo Gomes, o site Alô Alô Bahia promoveu o desfile coletivo que deu o start na passarela do Barra Fashion, na quarta-feira (11). Considerada uma das maiores influenciadoras digitais da Bahia, Julia Sampaio abriu o desfile, seguida de um time formado personalidades de diversas áreas, inclusive da imprensa baiana, que apresentaram as tendências da Primavera-Verão das marcas Mitchell, Henks, Chehade, Delirium, MOB, Le Lis Blanc, Foorlí, BO.BÔ, Lacoste, MR Cat, Cha Cha Dum Dum, Calvin Klein Jeans, Sacada, Hering Store, Swarovski, Chilli Beans, Prata & Cia, A Diamantina by A Paulistinha, Melinda Melinda, Trudys, Óticas A Fábrica, Caminata e Barretes.

A influencer Julia Sampaio abriu o desfile

“Foi um prazer ter participado do Barra Fashion de forma tão atuante e efetiva esse ano. O Alô Alô já cobre a semana de moda há muitos anos, mas essa foi a primeira vez que assinamos um desfile ao lado de Tininha, Almir e Marcelo, do Projeto SSA”, comemora o editor do site, Rafael Freitas. “Fizemos no desfile o que fazemos no site: unir marcas das mais diversas com pessoas das mais diferentes tribos, círculos, grupos”, acrescenta o publisher. “Foi um prazer e, para o ano que vem, estamos preparando uma ação ainda maior, que vai começar antes da campanha do Barra Fashion 2020”, antecipa.

Carlos Rodeiro fez um desfile recheados de famosos e personalidades

Outro desfile que deu o que falar foi o joalheiro Carlos Rodeiro. Personalidades como o maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto dividiram as atenções como o cantor Felipe Pezzoni, da Banda Eva, e o ator Ricardo Tozzi, que atravessou a passarela sob os aplausos do público, que lotou as varandas dos quatro pisos para ver o show de moda.

Giulia Brugni estreou na semana de moda

Algumas presenças afetivas também marcaram esse Barra Fashion. Uma delas foi de Giulia Brugni, 17 anos, filha da top Dany Brugni. A jovem, que já trilha há dois anos uma bem-sucedida carreira de modelo, estava emocionada. “Já desfilei no Barrinha quando era criança, mas ainda não tinha vivido isso. Sempre ficava na plateia vendo a minha mãe e sonhava com o meu dia também”, conta. “Eu fico sem fala porque este é meu 15º ano e foi uma mistura de emoções. Comemorei essa conquista e vi minha pequena desfilar”, comenta Dany.

A top Dany Brugni completou 15 anos de Barra Fashion

Outro encontro de família se deu no desfile da Cambodja. Criadoras da marca baiana, as irmãs Fátima, Mariana e Ana Lúcia Berenguer, com a filha Clara, entraram na passarela para comemorar o lançamento da coleção 4 Gerações, que tem como proposta vestir mulheres de várias idades e estilos. “A coleção atualiza os clássicos e traz novos recortes e shapes, além de mostrar que a mulher pode estar bonita em qualquer idade”, explica Fátima.

Clara e as irmãs Berenger

“Um menino que performa a feminilidade”, foi assim que o jornalista e modelo não-binário Mika, 22, se definiu enquanto aguardava para pisar na passarela pela Cantão no segundo desfile da sua vida. Ansioso, comemorou a conquista. “É muito importante estar incluindo cada vez mais pessoas nesses meios, principalmente o da moda, que é tão diverso”, disse.

O jornalista e modelo não-binário Mika

De quarta a sexta-feira, desfilaram ainda as marcas Oh, Boy!, Cristalli com Paula Frank, Schutz com UV.LINE, Gregory e Shoulder, apresentando uma moda colorida, estampada, vibrante, na qual a principal tendência é encontrar um estilo e apostar nele. 

No sábado (14), a passarela ganhou ares mais esportivos com o desfile da Live!, que rolou enquanto a academia Alpha Fitness promoveu um circuito funcional na praça central do Barra que reuniu vários grupos demonstrando diversas modalidades ao mesmo tempo, seguindo os comandos dos instrutores. O público pode ainda participar de uma aulão de dança que passeou por vários estilos. “Eu passo sempre em frente à academia, mas nunca tive coragem de entrar. Mas hoje, depois de acompanhar tanta gente malhando ao mesmo tempo, tomei coragem. Assim que acabar a aula, vou lá fazer minha matrícula”, revelou empolgada a advogada Ana Farias, 43.

A turma animada do aulão da Alpha Fitness

Beleza e música
No domingo, a moda deu lugar à beleza com o workshop conduzido pelo consultor de maquiagem de O Boticário, Sadi Consati. Uma das maiores referências no assunto, o profissional fez a make de Iasmine Fernandes, do perfil do Instagram @vamoscachearomundo. A medida que ia maquiando a influencer, ele foi ensinando o passo a passo para uma plateia atenta.

Sadi Consati fez a make da influencer Iasmine Fernandes

“Tenho duas intenções com esse workshop: inspirar e despertar nas mulheres a vontade de usar mais maquiagem e, consequentemente, se sentir melhor, mais bonita e autoconfiante; entender que a maquiagem é um aliada no dia a dia para melhorar a autoestima. A outra é ensinar a técnica. Eu gosto de ser descomplicado, detalhista, para que elas olhem e consigam reproduzir depois”, revela o consultor.

Ramon Cruz fechou o evento com o show Ramôntico

Fechando a semana fashionista, o cantor Ramon Cruz fez um pocket show do seu novo projeto musical, Ramôntico. Com uma produção musical pop e moderna, utilizando mashups e releituras de clássicos que marcaram época, a apresentação trouxe ainda canções autorais do músico que fizeram sucesso nas vozes de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cláudia Leite, Fafá de Belém, Bruno e Marrone e Paula Fernandes, entre outros.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Fonte: Correio