A partir dessa segunda-feira (23), os mineiros vão contar com um novo sistema de alertas meteorológicos, via TV a cabo. A nova ferramenta será testada nos próximos três dias e os alertas serão enviados em tempo real, direto na televisão dos assinantes. A ideia é que, em breve, o serviço esteja disponível em todo o Brasil. 

O anúncio foi feito em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (23), na Cidade Administrativa, por representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

“Nós estamos lançando hoje o período de testes para o sistema de alertas via TV a cabo. Esperamos alcançar no Brasil 16 milhões de assinantes. Logicamente cada assinantes tem outras pessoas, não só em casa, mas nos comércios, nos bares assistindo. O objetivo é levar um alerta de evento adverso para que as pessoas possam adotar medidas de auto-proteção”, explicou o secretário nacional de Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas. 

Por meio do novo sistema, será possível receber informações em caso de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. O sistema já está em testes na região Sul do Brasil e a expectativa do Governo Federal é de que até a metade do mês de outubro já esteja em testes em todos os Estados. 

Todo o trabalho de monitoramento será feito 24 horas por meio do Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais, localizado na Cidade Administrativa.

“É onde se reunem, diariamente, nos 365 dias do ano, profissionais das Forças de segurança pública do Estado. Esses profissionais vão oferecer tanto na parte preventiva, quanto na operativa a resposta imediata que a população precisa nessas ocasiões”, explicou o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Secretaria  Estadual de Justiça e Segurança Pública, General Moreno. 

De acordo com a diretora geral do Igam, Marília Melo, o novo sistema, aliado com o trabalho integrado entre os órgãos, vai permitir maior agilidade no envio de informações à Defesa Civil.

“A partir de agora, a informação vai ser instantânea para a Defesa Civil. Nós geramos as informações sobre os eventos meteorológicos e repassamos imediatamente para a Defesa Civil para que possam fazer a ação de proteção da população”, pontuou. 

Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais os alertas via TV a Cabo vão servir para agregar o sistema de alertas via SMS, já existente no Estado.

“Esse sistema (via SMS), depende que a pessoa faça um cadastro prévio. Ele precisa mandar mensagem para o número 40199 e cadastrar o seu CEP no município e dali os alertas chegarão diretamente no celular dele, via SMS”, disse o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Rodrigo.

Previsão

De acordo com a diretora geral do Igam, Marília Melo, a previsão é de que chova em Belo Horizonte já a partir da próxima quinta-feira (26). “Não são chuvas significativas, até porque as mais significativas são esperadas do meio de outubro pra frente, mas são chuvas importantes devido ao período de queimadas que vivemos”, disse.

Fonte: Agencia Brasil