A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), divulgada nesta terça-feira (24) traz a avaliação de que os dados divulgados desde a reunião de julho do colegiado “sugerem” a retomada do processo de recuperação da economia brasileira.

“Após crescimento acima do esperado no segundo trimestre, o Comitê estima que o Produto Interno Bruto (PIB) deva apresentar ligeiro crescimento no terceiro trimestre”, avaliou o Copom.

Para os membros da diretoria do BC, deve ocorrer ainda uma aceleração da atividade nos trimestres seguintes, reforçada pela liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS-Pasep. Segundo a ata, esse impacto deve ocorrer principalmente no último trimestre do ano.

“O cenário básico do Copom supõe que o ritmo de crescimento subjacente da economia, que exclui os efeitos de estímulos temporários, será gradual”, acrescentou o documento.

Ainda assim, o BC considera que a economia segue operando com alto nível de ociosidade, refletido nos baixos índices de utilização da capacidade da indústria e, principalmente, na taxa de desemprego.

Fonte: Correio