Com a chegada da primavera, nesta segunda-feira (23), cerca de 848 museus se unem para a Primavera dos Museus.

Realizado pela primeira vez em 2007, o evento acontece todos os anos no começo da estação e sempre com um tema diferente. Neste ano, o mote escolhido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) foi Museus por Dentro, por Dentro dos Museus, que propõe fortalecer a relação do público com os centros culturais.

Em São Paulo, participam da temporada instituições como o Museu da Energia que na segunda promove uma palestra, às 14h, sobre os bastidores do museu e seu acervo.

O Museu do Futebol, na quarta (24) às 10h30, promove um bate-papo semelhante e, em seguida, os participantes podem conhecer a área administrativa da instituição, que fica sob os últimos degraus das arquibancadas do estádio do Pacaembu.

A partir de quinta (25), a Casa-Museu Ema Klabin começa as atividades com uma feira de literatura de cordel. Além disso, o centro promove oficina sobre o tema, contação de histórias, performance poética, sarau e shows.

O Museu da Imigração também integra a programação, com atividades que iniciam na sexta (27) com o lançamento do livro “Infância Refugiada – Retratos de um Conflito”, às 15h. A obra dialoga sobre temas como refúgio e tolerância religiosa com o registro de jovens palestinos refugiados em países do Oriente Médio.

Para informações sobre toda a programação, acesse: programacao.museus.gov.br.

MUSEU DA ENERGIA – Al. Cleveland, 601 – Campos Elíseos, tel. 3224-1489. Ter. a sáb.: 10h às 17h. Grátis
MUSEU DO FUTEBOL – Praça Charles Miler, s/n – Pacaembu. Ter. a dom. 9h às 17h. R$ 15
CASA-MUSEU EMA KLABIN – R. Portugal, 43 , Jardim Europa, tel. 3897-3232. Qua. a dom.: 14h às 18h. Grátis
MUSEU DA IMIGRAÇÃO – R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca, tel. 2692-1866. Ter. a dom. 9h às 17h. R$ 10

Fonte: Agencia Brasil