A chuva e ventos fortes que atingiram Salvador na manhã desta quarta-feira (22) acabaram destelhando o ginésio de esporte do Centro Universitário Unirb, no bairro de Patamares. O vídeo que mostra a ventania em ação, em meio ao tempo fechado, viralizou nas redes sociais.

Segundo o reitor da Unirb, Carlos Joel Pereira, não houve feridos no incidente. A faculdade está de férias até o dia 10 de fevereiro, mas o setor administrativo está funcionando. 

“Houve uma ventania muito forte e pegou o telhado do ginásio de esporte por baixo e jogou para cima, mas não teve nada com nenhum funcionário, ninguém da empresa”, explica. “Agora só trocar o telhado”, diz.

Segundo ele, todo o telhado do ginásio será trocado antes do retorno às aulas. Houve ainda “pequenas avarias” no Teatro Diplomata e no auditório, que é contíguo à quadra. “O setor administrativo não afetou em nada, está tudo normal. Amanhã já começa o pessoal a trocar a telha”, diz.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que o fenômeno registrado no vídeo é um vendaval, expressão que vem do francês e significa “vento de baixo”, e não um tornado, como alguns posts em redes sociais diziam. O vendaval é causado pela intensificação dos ventos ocasionados pelas chuvas que desde a manhã caem em Salvador.

Segundo o meteorologista Ricardo Rodrigues, um tornado “apenas ocorre em áreas planas, sendo impossível ocorrer no ambiente urbano”. O vendaval registrado em Patamares se explica pelo característico movimento circulatório do vento, cujo fluxo pode em dado momento aumentar devido a diferenças de pressão atmosférica, finaliza.

Veja as imagens:

Fonte: Correio