Coronavírus: Consumo no país cai na primeira semana de isolamento, diz pesquisa

As medidas de isolamento social promovidas por governos estaduais geraram impacto no consumo geral já na primeira semana em que as estratégias de contenção da Covid-19 passaram a valer: redução de 8% no gasto total dos consumidores, queda de 5% na frequência de viagens a pontos de venda e redução de 9% na quantidade de itens comprados. Os dados são da Kantar e comparam a semana iniciada no dia 23 de março, quando a quarentena passou a valer no Estado de São Paulo, com a semana iniciada em 9 de março.

Na semana anterior à quarentena, iniciada em 16 de março, houve aumento nas vendas de produtos não perecíveis, como papel higiênico (+47%), sabonete (+41%), detergente (+40%) e água sanitária (+38%). Alimentos como leite, açúcar e massas também registraram crescimento. Os dados são uma comparação com a semana anterior, entre 9 e 15 de março.

Na semana do dia 23, apesar da queda geral, houve crescimento nas vendas de alimentos embutidos, frango, leite e acessórios de limpeza, enquanto as vendas de absorventes, desodorantes, creme dental e xampu caíram cerca de 1/3 na comparação com a semana anterior.

Fonte: Agencia Brasil