Coronavírus: Ministros de Turismo garantem um ambiente de viagem seguro

Para apoiar a recuperação econômica da pandemia de coronavírus, os ministros de Turismo que fazem parte do grupo das 20 maiores economias do globo (G20) comprometeram-se a garantir um ambiente de viagem “seguro” que ajude a restaurar a confiança do consumidor no setor, fortalecendo a coordenação regional e internacional. A promessa foi feita por meio de um comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira (24), após uma reunião virtual extraordinária para tratar da Covid-19.

“Comprometemo-nos a ajudar as empresas do setor de turismo, especialmente as micro, pequenas e médias empresas, empreendedores e trabalhadores para se adaptarem e prosperarem em uma nova era pós-crise”, escreveram no documento, citando como exemplo a promoção de inovação e tecnologias digitais que possibilitam práticas sustentáveis e viagens ininterruptas. “Comprometemo-nos a acelerar a transição do setor de viagens e turismo para um caminho mais sustentável – econômica, social e ambientalmente”, frisaram.

Para incentivar a recuperação inclusiva no setor, o grupo afirmou também que trabalhará para apoiar as economias em desenvolvimento que dependem de viagens e turismo, especialmente na África e nos pequenos Estados insulares: “Vamos explorar oportunidades como programas de capacitação em viagens e turismo para ajudar a economia mundial a se recuperar e o setor a se tornar mais inclusivo, robusto e resistente.”

Eles disseram também que vão trocar experiências e boas práticas, além de fortalecer a coordenação entre os governos para fornecer respostas políticas integradas, inclusive fazendo esforços contínuos no fortalecimento da resiliência do turismo. O encontro remoto desta sexta foi extraordinário. Uma reunião dos ministros está marcada para o dia 7 de outubro, na Arábia Saudita, que é a presidente rotativa do G20 este ano.

Fonte: Agencia Brasil