Novo arcebispo de Salvador receberá báculo que pertenceu a Dom Jeronymo

O novo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, vai receber o báculo – uma espécie de cajado que simboliza a missão de pastorear os fiéis – que pertenceu ao 21º arcebispo de Salvador, Dom Jeronymo Thomé da Silva, que esteve à frente da arquidiocese ainda no século XIX, entre os anos de 1893 e 1924.

Dom Sérgio toma posse nesta sexta-feira (5), às 19h, na Catedral Basílica, em cerimônia restrita por conta da pandemia do coronavírus. Quem quiser, poderá acompanhar a missa pelas redes sociais. Dom Sergio chegou a Salvador na tarde desta terça-feira (2) e será o 28º arcebispo de Salvador, assumindo o lugar deixado por Dom Murilo Kriger, que ficou à frente da Cúria por nove anos.

O báculo que será entregue a Dom Sergio foi um presente dado em 1915 pelo governador J.J.Seabra, em comemoração pelo Jubileu de Prata de Dom Jeronymo.

Encomendada em Paris, a peça possui estilo Art Nouveau, com total duramento e várias peças preciosas, tendo na parte superior (gancho) o motivo do Bom Pastor. Danificada e inutilizada por mais de duas décadas, o báculo foi restaurado pela empresa baiana Lasbonfim Gemas & Jóias.

Fonte: Correio