Extensão para o Chrome recupera informações omitidas sobre a Covid-19 no Brasil

Uma extensão para o navegador Google Chrome, publicada neste domingo (7), reestabelece parte dos dados ocultados pelo Ministério da Saúde sobre a pandemia do novo coronavírus.

A extensão chamada “Transparência Covid-19” foi aprovada pelo Google e está na loja oficial do Chrome. O recurso traz de volta ao portal covid.saude.gov.br informações consolidadas sobre a Covid-19 no Brasil que passaram a ser omitidas pelo governo.

Desde o último sábado (6), o número total de casos confirmados de mortes provocadas pela doença no país foram retirados do ar pelo ministério, além dos gráficos que mostravam a curva de evolução dos casos e mortes desde o começo da pandemia. Oficialmente, o portal exibe agora apenas as informações da últimas 24 horas e destaca o número de pessoas recuperadas. 

Por meio das redes sociais, o desenvolvedor web responsável por criar a extensão diz que o recurso também permite baixar a planilha com dados compilados de cada Estado brasileiro, como era possível antes. A extensão no entanto só não consegue recuperar os gráficos mostrando a evolução dos casos no Brasli desde o início da pandemia.

“Essa extensão, a título de transparência, adiciona novamente o número total de casos, óbitos e recuperados, que foram removidos do site. O link com os dados públicos do próprio Ministério da Saúde também se encontra lá”, informa o desenvolvedor na loja oficial de extensões do Google Chrome.
 

 

 

Fonte: Agencia Brasil