São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, registrou até a quarta-feira (24) 212 casos confirmados de coronavírus. Em cinco dias, a cidade teve um crescimento de 50% dos casos. A Secretaria de Saúde da cidade afirma que a evolução dos casos confirmados nas últimas duas semanas reflete a ampliação da testagem.

Dos casos registrados, 134 são pacientes considerados recuperados, 6 pessoas morreram e 84 ainda estão ativos. A taxa de recuperação é de 63%, informa a secretaria.

O primeiro caso confirmado da cidade foi em 31 de março deste ano, por meio de tesste RT-PCR no Lacen. O primeiro teste rápido foi feito na cidade no dia 10 de maio.

A prefeitura da cidade comprou testes rápidos, enviados pelo Ministério da Saúde, para ampliar a testagem. Foram testados, além dos casos notificados, profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à covid-19. “Sendo assim, quem apresentou resultado positivo entrou nas informações dos boletins, mesmo os pacientes já recuperados”, diz nota.

Os testes rápidos seguem protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, normas do estado da Bahia e do próprio município.

A Vigilância Epidemiológica realizou a testagem em ação articulada com as 16 Unidades de Saúde da Família (USF).

Fonte: Correio