Novo ciclone pode se formar no Brasil nesta terça-feira, alerta Inmet

Um novo ciclone pode se formar em Estados da região Sul do Brasil nesta terça-feira, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma semana depois de o fenômeno causar estragos em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Inmet prevê que um segundo ciclone pode atingir a região.

O meteorologista do Inmet Claudemir de Azevedo diz que não é possível prever a velocidade dos ventos. Na semana passada, o ciclone atingiu 120 km/h. “É comum a formação de ciclone na região nesta época do ano, mas não com essa intensidade”, diz o meteorologista. 

Pelo menos nove pessoas morreram, e duas seguem desaparecidas após a passagem do fenômeno pelos dois Estados do Sul do país. Havia a previsão que ele poderia se deslocar até a Bahia, mas ele seguiu para o litoral.

Além do ciclone, o Inmet alerta para tempestades com ocorrência de granizo na região a partir de meia-noite. A chuva pode atingir 100 mm ao longo do dia, e, por isso, o órgão já antecipa o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Pela previsão do Inmet, o ciclone pode atingir todo o território de Santa Catarina, inclusive Florianópolis, e as regiões centro e norte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.

Veja vídeos da destruição causada pelo ciclone da semana passada:

Fonte: Agencia Brasil