Salvador é escolhida para sediar reta final da Copa do Nordeste

O martelo está batido: a Copa do Nordeste 2020 vai ser finalizada em solo baiano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7), pelo perfil da competição no Twitter. Além da capital baiana, Fortaleza e Recife estavam entre as cidades cotadas para receber a competição.

Paralisada desde março, a Copa do Nordeste vai ser retomada a partir do dia 21 de julho. As partidas e outros eventos que causem aglomeração estão proibidos de serem realizados até o dia 12 de julho através de decreto estadual.

A publicação da Copa do Nordeste nas redes sociais não informou quais os estádios vão receber os jogos do torneio, mas a tendência é de que as partidas sejam disputadas em Pituaçu, Barradão, Fonte Nova – onde atualmente está instalado um hospital de campanha -, e Joia da Princesa, em Feira de Santana.

Além de Bahia e Vitória, os outros 14 clubes participantes do torneio vão ficar alojados em Salvador enquanto tiverem calendário na competição. A ideia da sede única é a de evitar as viagens entre os estados da região e manter as equipes em ambiente controlado.

Logo após a conclusão da última rodada da primeira fase, oito das 16 equipes estarão eliminadas e vão retornar para suas respectivas cidades. As fases seguintes serão no formato mata-mata. Assim, a quantidade de clubes alojados em solo baiano será reduzida a cada rodada.

Para poder ser disputada em Salvador, a Copa do Nordeste vai precisar seguir um rígido protocolo de segurança, que inclui a testagem das delegações para a covid-19, orientações de distanciamento e portões fechados para os torcedores.

A Copa do Nordeste foi paralisada no 17 de março, em razão da pandemia do novo coronavírus. Faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase, Bahia e Fortaleza, ambos do grupo A, já estão classificados às quartas de final.

Após quase três meses sem jogos, os clubes e a Liga do Nordeste decidiram que a saída para finalizar o regional em campo seria a adoção de uma sede única. A proposta foi enviada para a CBF, que acatou o pedido.

Confira os confrontos da última rodada da Copa do Nordeste:

Bahia x Náutico
Botafogo-PB x Vitória
Sport x Confiança
ABC x CSA
Freipaulistano x Imperatriz
CRB x Ceará
Fortaleza x América-RN
River-PI x Santa Cruz 

Fonte: Correio