PRF apreende carregamentos de madeira sem licença ambiental

Duas cargas de madeira transportadas irregularmente foram apreendidas nesta quarta-feira (15) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 792 da BR-330, em Jequié. Dois veículos estavam com a carga, segundo a PRF, que agiu na Operação Castanheira I.

Um caminhão e uma caminhonete D20 foram parados em momentos distintos pelas equipes da PRF. Neles, foram encontrados perfis de madeira (não beneficiada), do tipo cacau, umbaúba, pau pombo, espinheira, entre outras espécies.  

Para esse tipo de carga é exigido a emissão de documentação especial, entre eles a Guia Florestal (GF) e o Documento de Origem Florestal (DOF), prevista na IN 21/2014 do Ibama. Porém, os condutores dos veículos não apresentaram a documentação legal para o transporte e incorreram na infração prevista na Lei de Crimes Ambientais, além das infrações administrativas.

Os motoristas assinaram os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), por meio do qual se comprometeram a comparecerem perante o Juizado Especial Criminal, para responder pelas suas condutas. Em seguida foram liberados.

Os veículos e as cargas foram recolhidos ao pátio da PRF e estão à disposição dos órgãos ambientais (Inema).

Fonte: Correio