Prefeitura decide manter pé de cajá no meio de avenida e instala lombadas

No meio do caminho tinha uma árvore. Para quem resolver passar pela Avenida Piracicaba, na cidade de Paraíso do Tocantins (TO), essa vai ser uma constante. O local recebeu asfaltamento recentemente e exigiu que a prefeitura tomasse uma decisão difícil: manter a via livre para os carros ou preservar o cajazeiro, que já é considerado um símbolo para os moradores da região. Dessa vez, a natureza venceu a civilização. O pé de cajá, que tem uma idade estimada de 30 anos, foi mantido no local.

Para os pouco mais de 50 mil habitantes deste município do Vale do Araguaia, no Tocantins, vale a pena fazer algumas adaptações para que homem e natureza possam conviver. Para preservar a árvore e evitar possíveis acidentes, duas lombadas foram instaladas em ambos os sentidos da via, para que os motoristas diminuam a velocidade ao passar pela avenida, além de uma linha com tachões iluminadores que refletem no escuro, para ajudar na visibilidade noturna.

A medida, apesar de incomum, tem o apoio da população, segundo a prefeitura. A Secretaria de Infraestrutura do município afirma que as obras ainda não acabaram. “Será construído um canteiro em volta do pé de cajá onde serão plantadas algumas flores para valorizar e evidenciar ainda mais a árvore”, informa o secretário Ubiratan Carvalho.

 

Fonte: Agencia Brasil