Que fogo! Mesmo com ventos de 60km/h baianos furam isolamento e vão para a orla

Se estava difícil respeitar o isolamento social, nesse final de semana os baianos ganharam um novo aliado: o frio e os ventos fortes. As temperatura em Salvador diminuíram e os ventos sopraram numa velocidade de 60km/h. Mas nem a ventania conseguiu baixar o fogo do povo em sair de casa. 

O aposentado Elzio Soledade, 70 anos, pensou que o domingo (19) ia ser de sol forte, mas foi pego pela chuva durante a prática do seu exercício diário na orla da Pituba. “Essa é a terceira vez seguida que acontece isso, só que agora foi pior, pois a chuva tava forte e não tinha um local pra me apoiar”, disse. Isso fez com que a máscara de Elzio ficasse encharcada e impossibilitada de uso. Ele a carregava na mão. “Já estou indo para casa, pois o dia é de descanso mesmo”, justificou-se.

Já os ciclistas Gilmario Santana e Fernando Muniz nem se assustaram com os ventos. Eles disseram já estar acostumados com essa realidade. “Ando de bicicleta há 25 anos para ir e voltar ao trabalho, faça chuva ou sol. Hoje realmente tá ventando mais, o que dificultaria o percurso, mas estou acostumado”, disse Gilmario. Eles saíram da Cidade Nova em direção ao Farol da Barra, na manhã desse domingo.

Nessa quarentena, o papai Jaciel Mascarenhas leva todo domingo o seu filho Daniel Mascarenhas para passear, tomar um sol e ter um momento de lazer.  O dessa manhã foi ir do Jardim de Alá até o Farol da Barra de carro. O vento forte e o frio não foi um impeditivo. “Eu coloquei uma camisa de frio nele e pronto. O Farol é um bom local, pois está sendo controlado pela prefeitura e nos dá uma segurança”, disse Jaciel. Quando o sol abriu, ele desceu do carro para aproveitar o momento com o filho. “Estamos respeitando o isolamento social, mas esse domingo é o momento do lazer, de turistar mesmo”, disse.

Salvador registrou a temperatura mais baixa de 2020 na madrugada dessa sexta-feira (17), ao chegar a 20,8ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E a Defesa Civil de Salvador (Codesal) estima que a temperatura deve permanecer baixa para os padrões baianos durante este fim de semana e que a probabilidade de chuva é alta neste domingo (19).

Nessa sexta-feira, a Marinha emitiu um comunicado alertando que a previsão é de ventos de até 60 km/h na faixa litorânea da Bahia, entre Caravelas e Salvador, até a noite de domingo (19). O sistema poderá ocasionar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de até 3,5 metros de altura.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier

Fonte: Correio