Depois de adiadas por causa da pandemia, as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão abertas nesta terça-feira (28) pelo site fies.mec.gov.br. Serão oferecidas 30 mil vagas nessa etapa.

O processo de inscrição segue até a noite de 31 de julho. O resultado será divulgado a partir de 4 de agosto, quando começará o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados.

Os candidatos que não forem pré-selecionados na chamada única do Fies poderão disputar uma das vagas oferecidas na lista de espera. Nesse caso, o prazo de convocação é de 4 até 31 de agosto.

O Fies é um programa de financiamento em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda. Podem se inscrever no processo eletivo candidatos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 que tenham obtido média das notas igual ou superior a 450 pontos e mais do que zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Em junho, o MEC havia adiado o cronograma do Fies e também do Programa Universidade para Todos (Prouni). O processo de inscrição para o Fies deveria ter começado em 30 de junho e foi adiado para 21 de julho. O novo cronograma, de acordo com o ministério, foi estabelecido por conta da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, o MEC informou que havia inconsistências no processamento das vagas oferecidas e adiou o programa novamente.

Neste mês, o governo também sancionou uma lei que suspende o pagamento de parcelas do Fies enquanto durar o estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Agencia Brasil