Secretário comete gafe em coletiva e diz que mundo tem 4 bilhões de pessoas

Em coletiva do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (5), o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que o mundo tem “4 bilhões de pessoas”. Pouco depois, ele foi corrigido por assessores e recuperou parte da precisão demográfica: “7 bi, 7 bi…”, disse. Em julho, o mundo chegou a 7,8 bilhões de pessoas, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU).

A fala, que “dividiu” o mundo em dois, ocorreu quando Medeiros falava de cobertura vacinal para o coronavírus. “Estamos falando de uma doença que afetou o mundo inteiro. Existe uma diferença entre o mundo real e o mundo ideal. Temos o que, 4 bilhões de pessoas no mundo? Ah, 7 bi, 7 bi… o ideal seria que vacinássemos o mundo inteiro”, afirmou.

Sobre o assunto, ele ainda disse acreditar que, quando pronta, a vacina deve atingir ao menos 90% da população brasileira, que é a cobertura vacinal indicada para o vírus da gripe. “Serão 100 milhões de doses (adquiridas em acordos) no primeiro momento, mas iremos continuir, perdão, continuar, a produzir a vancina. Existe a possibilidade bastante concreta de que a população brasileira seja efetivamente vacinada”, completou. 

Fonte: Agencia Brasil