Início da fase 3 de reabertura de Salvador é adiado, anuncia ACM Neto

O prefeito ACM Neto anunciou nesta quinta-feira (20) que o início da fase 3 da retomada econômica de Salvador, que teria reabertura de parques, cinemas, teatros e clubes, será adiado. Ainda não havia uma data marcada, mas com a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 por mais de 5 dias abaixo dos 60%, a expectativa era de início na semana que vem. A prefeitura informou que vai acompanhar a evolução dos casos de covid-19 em Salvador, semana a semana, para decidir quando a fase 3 será retomada.

“Ontem, fechamos com taxa de ocupação de 54% já pelo segundo ou terceiro dia consecutivo”, afirmou Neto, dizendo que os critérios já tinham sido alcançados, mas eram “parâmetros mínimos” para a liberação da terceira fase. “No dia em que apresentamos o plano, deixamos claro que o poder público poderia decidir alterar o início dessas fases de acordo com análise do cenário”, acrescentou.

Neto afirmou que o volume de atividades que retomou com a segunda fase foi muito grande. “Tivemos nesse último final de semana o primeiro teste com tantas atividades funcionando ao mesmo tempo na capital. E estamos acompanhando os números. Houve, na média móvel da última semana, a dessa ainda não fechamos, um dia específico com pico do número de casos, impactanto em toda média móvel. Estamos examinando a razão disso. Se são casos antigos que estavamo acumulados e entraram”, afirmou. “Houve consenso das autoridades de saúde do município e do Estado, que estão trabalhando conjuntamente, de não darmos início à tarceira fase do plano de retomada das atividades de Salvador”.

Agora, não há nova previsão de data ou critério para o início dessa etapa.

Fonte: Correio