Senac abre vagas para cursos, palestras e mentorias com aulas remotas

A pandemia do novo coronavirus mudou o panorama dos negócios em toda a Bahia e, após quase seis meses do início das restrições, os setores de comércio e serviços iniciaram o processo de reativação da economia utilizando protocolos de segurança para minimizar os riscos de contaminação.

As novas regras estabelecidas para o funcionamento das atividades econômicas, porém, deixaram muitos empresários cheios de dúvidas. E foi com uma longa lista de interrogações que a proprietária da Dona da Miss Verniz Esmalteria, Elizabeth Ferreira, ficou ao terminar de ler as diretrizes municipais. “Toda a situação da pandemia foi dura com o setor de beleza, pois nem tínhamos nos recuperado da crise de 2016 e já nos vimos de portas fechadas por meses sem qualquer tipo de receita. Durante esse período, ficamos sem recursos e, quando o protocolo saiu, estávamos em dúvida do que fazer para retomar as atividades”, relata.

Graças a uma parceria de longa data com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Elizabeth tomou conhecimento da “Mentoria em Segurança para Profissionais do Setor de Beleza”, uma orientação dedicada aos cuidados a serem adotados em esmalterias, salões, barbearias e afins, oferecida gratuitamente pela entidade. “Assumo que estava um pouco apreensiva pois, apesar de toda a divulgação que vinha sendo feita pela mídia, faltava uma orientação focada no meu tipo de negócio. Ao participar, vi que era exatamente o que estava precisando”, afirma.

A empresária explica que as dicas dos consultores a ajudaram a reduzir os custos previstos nos equipamentos de higiene sem sair dos protocolos de segurança. “Já recomendei para diversas pessoas. O Senac esclareceu todas as dúvidas, deu dicas e, ao fim, ainda me garantiu um certificado”, conta.         

Novo normal
As mentorias do Senac nasceram para suprir a necessidade que os estabelecimentos comerciais estavam apresentando em relação à adequação aos protocolos sanitários. É o que diz a diretora da entidade, Marina Almeida. “As orientações são gratuitas e voltadas para salões, barbearias e espaços de beleza, bares e restaurantes, lojas do varejo e hotelaria. Revisitamos todas as diretrizes sanitárias na perspectiva da rotina empresarial”, explica. Ela acrescenta que a aplicação correta das normas pode se transformar em um diferencial na conquista do cliente. Ao todo, mais de 500 vagas gratuitas estão disponíveis.

“As orientações são gratuitas e voltadas para salões, barbearias e espaços de beleza; bares e restaurantes; lojas do varejo e hotelaria. Revisitamos todas as diretrizes sanitárias na perspectiva da rotina empresarial”

Marina Almeida, diretora do Senac

Além da mentoria com foco nos protocolos sanitários, o Senac também está disponibilizando orientações para as empresas explorarem o potencial de negócios do meio digital com destaque na produção de conteúdo, estratégias de venda, criação de loja virtual, noções de marketing digital e gestão do e-commerce a mentoria de vendas on-line, destinadas a todos os segmentos.

Cursos e palestras
Se por um lado, as mentorias são fundamentais para os empresários que buscam ampliar os horizontes de negócios, cursos e palestras são as opções oferecidas pelo Senac para quem está atrás de um espaço de destaque na onda de contratações movimentada pela reabertura econômica ou mesmo a chance de empreender e criar novas oportunidades de ampliação da renda.

Entre as opções mais procuradas estão os cursos de Operador de Caixa, Enfermagem em Home Care, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Logística e Distribuição e Marketing em Mídia Social. Todas as qualificações receberam descontos de até 60%. Os valores variam entre R$ 50 e R$ 160.

Quem aproveitou para fazer uma capacitação foi a comunicóloga Brenda Ferreira, que apesar de atuar formalmente no mercado de comunicação, decidiu fazer o curso de Marketing em Mídia Social para turbinar o seu e-commerce, a Loja Coco, que comercializa acessórios e itens de moda praia.

Segundo Brenda, a metodologia do curso é um grande diferencial. “Normalmente tenho muita dificuldade com plataformas digitais, mas esse foi super fácil. Também fiz aula em uma turma muito comunicativa, o que facilitou a troca de ideias e a aprendizagem dos conteúdos”, destaca.

Entre os avanços que sentiu após a realização da capacitação, Brenda ressalta a reestruturação e posicionamento da marca, além de ter conseguido realizar a primeira venda. Ela também cita o importante incremento no currículo. “O futuro da comunicação passa pelo marketing digital, por isso o curso foi vantajoso em todos os aspectos”, pontua.

Para a diretora do Senac, Marina Almeida, a chegada do “novo normal” demanda uma reinvenção por parte dos profissionais que querem seguir se destacando no mercado de trabalho. Em adição às mentorias e cursos pagos, o Senac disponibilizou mais de 8 mil vagas, no mês de setembro, para palestras gratuitas transmitidas através da plataforma Microsoft Teams.

As atividades contemplam as áreas de gestão, comunicação, beleza e moda, entre outras. As matrículas podem ser efetuadas através do site www.ba.senac.br/cursos. Demais informações sobre valores, descontos e conteúdo programático dos cursos também estão disponíveis no portal.


O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Fonte: Correio