Greve dos Correios: TST julga dissídio coletivo nesta segunda-feira

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julga, nesta segunda-feira (21/9), a ação do dissídio coletivo da greve dos Correios. A sessão teve início às 13h30 e é transmitida ao vivo (veja abaixo). Na audiência de conciliação, no último dia 11, não houve acordo entre a direção dos Correios e os trabalhadores.

 

Apesar de ter parte do contingente funcional paralisado desde o dia 17 de agosto, os Correios registraram, nas últimas quatro semanas, mais de 187 milhões de cartas e encomendas entregues em todo o país. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), parte dos trabalhadores decidiu cruzar os braços em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. Os funcionários pedem ainda reajustes salariais.

Em comunicado, os Correios afirmam que os termos exigidos pelos funcionários para a retomada regular das atividades põem em risco a economia que vinha sendo aplicada. A empresa diz registrar prejuízo acumulado de R$ 2,4 bilhões e esperava economizar cerca de R$ 800 milhões ao ano. Segundo a estatal, esse valor, em três anos, cobriria o déficit financeiro atual.

 

Fonte: Agencia Brasil