Morre cão que atuou com bombeiros em Mariana: 'agora é anjo, a zelar por nós'

Luck, um cão “herói” de busca do Corpo de Bombeiros de Uberaba, de 12 anos, morreu nesta terça-feira (29) após dias internados em uma clínica veterinária para tratar de linformas que tomaram seu corpo. Ele estava “aposentado” e serviu aos militares por dez anos. 

“Nesta cidade de Uberaba, o cão bombeiro Luck trabalhou e morou com seus colegas bombeiros de duas patas, menos preparados que ele para buscas vítimas. Ele nos emprestou com amor e lealdade a habilidade de farejar vida. E foram muitas. Tivemos a sorte de tê-lo conosco por 12 anos e chegou o dia da derradeira despedida. O último latido se foi, ficou a saudade e o respeito. Morreu hoje um valoroso bombeiro”, lamentou a corporação em nota. “Agora é anjo Luck, a zelar por nós”, conclui o texto. 

Conforme os militares, o animal, foi doado pelo Sargento Reginaldo Silvio Abdala em julho de 2008 à corporação, e transferido ao canil dos bombeiros em 2009. Luck foi o primeiro animal a atuar em atividades de busca, resgate e salvamento na cidade. 

“Recebeu várias honras ao mérito tendo como destaque seu excelente trabalho prestado no rompimento das barragens de Itabirito, em 2014, e Marina, em 2015, localizando várias vítimas soterradas”, informam os bombeiros. 

Luck foi, também, o primeiro cachorro a doar sangue para o Hospital Veterinário de Uberaba, diz a corporação, e, em sua última ocorrência antes da “aposentadoria”, localizou e salvou uma criança de 1 ano e 8 meses que estava perdida no município de Delta. 

Fonte: Agencia Brasil