Pianista João Carlos Martins chora ao tocar música com ajuda de luvas biônicas

Em registro emocionante, o maestro e pianista João Carlos Martins, de 80 anos, foi às lágrimas ao interpretar uma música de Bach com a ajuda de luvas biônicas. O registro foi publicado em seu perfil no Instagram acompanhado da legenda: “Haja coração! Quanta inspiração, meu Deus! Bach/Marcello”. 

Assista ao vídeo:

Com trabalho reconhecido mundialmente, ele perdeu o movimento dos dedos da mão direita em 1995, quando foi golpeado com uma barra de ferro durante um assalto na Bulgária. O acontecimento, porém, não fez com que ele desistisse de tocar. 

Em 2001, o maestro gravou um álbum inteiro tocando apenas com a mão esquerda, e a intenção dele era gravar ainda mais sete álbuns utilizando-se somente do membro. Com o passar dos anos, porém, foi acometido por uma doença que fez com que também perdesse os movimentos da mão esquerda. Martins achou que seria seu fim na carreira musical. 

Em janeiro deste ano, entretanto, sua história mudou. Ele voltou a tocar com as duas mãos graças ao auxílio de luvas biônicas desenvolvidas em um projeto em Sumaré, pela comemoração dos 466 anos da cidade de São Paulo.

 

Fonte: Agencia Brasil