PDT vai ao STF para impor vacinação obrigatória da população contra a Covid-19

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para dar a estados e municípios o poder de determinar vacinação obrigatória da população contra o coronavírus.

A medida está prevista na lei de enfrentamento à pandemia, aprovada pelo Congresso Nacional. A informação é do portal O Antagonista.

Essa ação foi motivada após o presidente da República, Jair Bolsonaro, dizer que a vacinação não será imposta. “O meu ministro da Saúde já disse claramente que não será obrigatória esta vacina e ponto final”, disse.

“Da nossa parte, a vacinação, quando estiver em condições de, depois de aprovada pelo Ministério da Saúde e com comprovação científica e, assim mesmo, ela tem que ser validada pela Anvisa, daí nós ofereceremos ao Brasil, de forma gratuita, obviamente. Mas repito: não será obrigatória”, completou o presidente.

Conforme o PDT, se a vacinação não for obrigatória, a saúde dos brasileiros corre um sério risco. “Enquanto o Presidente da República perfilha entendimento soerguido em uma interpretação que pugna pela não-compulsoriedade do programa de imunização, estados da federação adquirem milhões de doses para a vacinação em massa de sua população. O perigo de lesão grave é inconteste, quer à saúde, ao meio ambiente e às finanças públicas”, argumentou a legenda.

Fonte: Agencia Brasil