Feira de produtos orgânicos volta a acontecer na Pituba

A Feira Agroecológica da Pituba acontece nesta sexta-feira (13), das 15h até 19h, na Avenida Paulo VI, perto do supermercado RedeMix. A feira de produtos orgânicos colhidos nas hortas comunitárias acontecerá às sextas-feiras seguindo protocolos de segurança como uso de máscaras, álcool 70% em todas as bancas, e distanciamento social.

A retomada, no último dia 6, marcou o fim de nove meses de suspensão provocados pela pandemia da covid-19. Uma das intenções da feira de produtos naturais é comercializar produtos orgânicos e fortalecer a agricultura familiar de pessoas da região de Salvador que produzem alimentos sem agrotóxicos e sem adubo químico. Além do fortalecimento de pequenos produtores, o foco também é a saúde da população. 

”A importância disso na questão da segurança alimentar depende muito disso. Hoje, consumimos muito produto químico e isso inflama o nosso organismo, ocasionando doenças”, destaca o idealizador e organizador do projeto Hortas Urbanas de Salvador, Wilson Brandão. 

Desde 2016, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), já realizou a instalação de 50 hortas comunitárias, espalhadas em espaços urbanos e em creches e escolas municipais. Além de tornar as ruas mais belas, parte da nova vegetação tem alimentado comunidades e estudantes.

A ação reforça a necessidade e importância da participação da população para a construção de uma cidade melhor, cumprindo um papel social e ambiental. Locais que antes eram pontos de descartes de lixo e entulho são transformados em áreas de plantação e cultivo de hortaliças e leguminosas como manjericão, hortelã, alface, coentro, pimenta e tomate, dentre outras.

Fonte: Correio