Natal em Minas: 32,5% das empresas vão apostar em promoções, diz pesquisa

Segundo a Fecomércio de MG, o varejo quer aproveitar o Natal para melhorar as vendas, um estudo recente diz que 29,5% das empresas impactadas pela data festiva, estão otimistas. De todo o comércio, pelo menos 78,8% das empresas estimam impacto em suas vendas durante o Natal 

O ticket médio esperado por 23,4% do comércio é de R$ 200, no cartão de crédito, considerando o parcelamento. Além disso, a expectativa é que na segunda quinzena de dezembro, principalmente às vésperas da data, seja movimentado 57,2% das vendas esperadas para o período.

Para alívio do consumidor que procura presentes, 32,5% das empresas irão adotar liquidações, promoções e vão investir em propaganda. Percebe-se claramente, que o Natal irá provocar um aumento nas vendas, aliado a preços melhores para atrair o consumidor.

A fábrica de panelas Multifon, aproveitando o aquecimento do comércio que geralmente vem com o Natal, realizou dias atrás um Outlet em Caxias do Sul. Isto demonstra que tanto a indústria quanto o comércio estão atentos ao aumento de consumo e a procura por panelas e outros itens de cozinha.

A indústria de utensílios domésticos seguiu forte, mesmo com a pandemia, segundo os Alumínios Sobral. Isto demonstra que será possível encontrar utensílios variados e de qualidade à disposição no mercado.

Além disso, como o comércio e varejo querem aproveitar o Natal para melhorar as vendas e subir o ticket médio, o consumidor irá encontrar preços e condições especiais. É bem provável que os lojistas, para aumentar o valor da venda por usuário, invistam em conjuntos e promoções com mais de um presente na mesma compra. 

Materiais de fabricação, o sentido e papel que a panela ocupa 

Existem alguns materiais que já foram alvo de notícias fantasiosas como o alumínio e inox, onde o composto seria responsável até por causar Alzheimer. Vale lembrar que, realmente, o alumínio em excesso, pode causar problemas à saúde 

Sobre o assunto, autoridades médicas conhecidas como o Dr. Drauzio Varella, em sua página na internet, garante que a panela de alumínio não torna os alimentos impróprios para o consumo. Já o Dr. Axe, médico naturalista internacional reconhecido, recomenda preferencialmente panelas feitas de ferro fundido, aço inoxidável, vidro, cobre e cerâmica.

Além disso, as panelas geralmente carregam parte da cultura e costumes de uma região ou país, tornando-se parte da tradição e do relacionamento das famílias brasileiras. Como deixa em evidência Carla Dias, no livro ‘Panela de barro preta: a tradição das Paneleiras de Goiabeiras, Vitória-ES’.

A autora discorre nas 138 páginas do seu livro, como a panela e a culinária são responsáveis por moldar a cultura de uma região e de trazer acolhimento. No livro, é possível encontrar a história de várias famílias que estão ligadas à culinária, e as tradicionais panelas de barro pretas de Goiabeiras 

Portanto, percebe-se que para a cidade de Vitória – ES as panelas alcançaram uma significação capaz de traduzir os costumes e organização social do local.

Quais os cuidados na hora de escolher um jogo de panelas?

Tendo em vista o que foi falado até aqui, nota-se que é importante considerar duas coisas na hora de escolher um  jogo de panelas. Em primeiro, é necessário prestar atenção no material e na qualidade, depois o significado que a panela irá ocupar na família, para a pessoa presenteada. 

Além disso, existem autoridades médicas nacionais e internacionais que atestam a segurança dos materiais utilizados na fabricação das panelas, presentes no mercado brasileiro. Vale lembrar, que um utensílio doméstico para ser vendido precisa passar em testes, e ser aprovado por órgãos regulatórios.

Já através do livro da autora Carla Dias, percebeu-se que o costume e a cultura devem ser considerados durante a escolha. Por exemplo, se quem irá receber o presente é adepto de pratos tradicionais, com panelas de ferro ou barro, esta será uma boa opção.

Por outro lado, se a personalidade do presenteado é mais prática, uma panela de inox é uma ótima opção, já que é durável e funciona. Já se o presenteado é mais alegre e gosta de cores vivas, existem lindas panelas esmaltadas 

Afinal de contas, cada família tem a sua própria cultura, gostos e costumes, que os integrantes bem conhecem. Decidir considerando isto, pode levar a pessoa que comprará o presente a acertar ainda mais na sua escolha.

Outras opções de presentes para o Natal

Segundo a Fecomércio de MG, o Natal vai alterar em quase 90% as vendas de móveis, eletrodomésticos, artigos de uso pessoal e doméstico. É, portanto, uma tendência de mercado que as pessoas busquem produtos de cozinha. Vale a pena comentar, existem várias opções, além do jogo de panelas.

Outro presente interessante para o Natal é um jogo de jantar e faqueiros, que, de forma semelhante ao conjunto de panelas, podem ser uma boa ideia. Além disso, é possível optar por eletrodomésticos, como mixer, batedeira, liquidificador, processador de alimentos, torradeira e fritadeira elétrica.

Concluindo, quando o objetivo é comprar itens de cozinha, como jogo de panelas, de talheres ou conjunto de jantar, considera-se a qualidade do item e a personalidade de quem vai ganhar o presente. Vale lembrar que a segurança geralmente é garantida por um órgão regulatório, e o gosto, personalidade e cultura interna da família e região variam de acordo com o lugar. 

Por fim, existem diversas alternativas no mercado e é possível escolher considerando os preços, quantidade de itens, durabilidade e gosto pessoal. Além do mais, fora os jogos de panela, ainda é possível encontrar outros itens de cozinha, que podem ser úteis para o presenteado.
 

Fonte: Agencia Brasil