Goethe-Institut abre exposição virtual Atenção Para o Refrão

Atenção Para o Refrão é o nome da exposição coletiva virtual que ocupará o Goethe-Institut (Vitória), a partir de hoje, quando acontece uma live para marcar a abertura da mostra, às 19h.  A visitação acontece no site www.vilasul.com/atencaoparaorefrao até 15 de março.

Com curadoria de Tiago Sant’Ana, a exposição reúne obras das atuais residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia: a multiartista Jade Maria Zimbra, a artista visual Juliana dos Santos, a artista visual e educadora social Kika Carvalho e a coreógrafa Malu Avelar – junto a trabalhos de Aline Baiana, Aline Brune, Aline Motta, Djanira da Motta e Silva, Lenora de Barros, Marcela Cantuária e Yêdamaria. Na ocasião, Jade Maria Zimbra, aproveita para também lançar o seu livro Antídotos de uma Maria Envenenada.

O título da mostra toma de empréstimo um verso da música Divino, Maravilhoso (1968) – composição de Gilberto Gil e Caetano Veloso, imortalizada na voz da cantora Gal Costa, que serve como uma espécie de anúncio ao que vem em seguida: é preciso manter a atenção e a força para sobreviver às durezas das violências e da morte. A proposta é que os trabalhos expostos sejam, cada um, uma mensagem.

“Refrãos que tratam sobre como distintas identidades atravessam a experiência de diferentes artistas. Refrãos que também cantam a necessidade de uma construção imagética dentro da arte que não enclausure a produção artística somente dentro de uma lógica puramente identitária ou de que necessariamente haja um cumprimento de um roteiro em que a identidade de uma pessoa artista tenha que obrigatoriamente ser enunciada nas obras que produz”, resume o curador Tiago Sant’Ana.

Visitação: www.vilasul.com/atencaoparaorefrao até 15 de março

Fonte: Correio