Trump diz que seu vice não teve coragem 'de fazer o que deve ser feito'

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou seu vice, Mike Pence, afirmando que ele não teve “coragem de fazer o que deveria ser feito para proteger o país”. Ele publicou as críticas no Twitter enqunato manifestantes trumpistas invadiam o Capitólio para protestar contra a certificação da vitória do democrata Joe Biden, vencedor das eleições de novembro.

“Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ter sido feito para proteger nosso país e nossa Constituição, dando aos estados a chance de verificar uma série de fatos verdadeiros, não os fraudulentos e incorretos que pediram a eles que confirmassem. Os EUA demandam a verdade”, escreveu o chefe do Executivo no Twitter.

Pressionado por Trump, Pence afirmou mais cedo que agiria de acordo com a Constituição, dizendo que não cabia  ele impedir a certificação da vitória de Biden. Como vice-presidente, Pence presidia a sessão, em um papel que classificou como apenas cerimonial. Trump vinha defendendo recentemente que o vice teria poder para rejeitar, unilateralmente, os votos, o que é uma mentira. 

O presidente não aceita a derrota para Biden e hoje, mais cedo, falou aos manifestantes em Washington, dizendo que nunca aceitará que perdeu essa eleição. Apesar das variadas e frequentes acusações de fraude, Trump e seus apoiadores não conseguiram trazer nenhuma prova concreta e perderam casos na justiça em vários estados, além da Suprema Corte. 

Fonte: Correio