Chloé Zhao leva o Oscar de melhor diretora por Nomadland

Chloé Zhao leva a estatueta de melhor diretora. É apenas a segunda vez que esse prêmio vai para uma mulher – a primeira foi Kathryn Bigelow por Guerra ao Terror. Chloé era mesmo a favorita por seu Nomadland, uma crônica dos deserdados do sonho americano, uma Ficção com pegada documental que, além de reflexivo, é muito emocionante. É também favorito a melhor filme

Chloé Zhao agradeceu a todos da equipe pela aventura e lembrou que, quando era criança, costumava fazer um jogo de memorizar poemas chineses. Um deles falava que as pessoas ao nascer são boas. “Às vezes pode parecer que não é verdade, mas eu sempre encontrei bondade nas pessoas. Dedico o prêmio para todos que têm a fé e a coragem de se manterem bons e enxergar a bondade nos outros.”

Antes de Emerald Fennell e Chloé Zhao, apenas cinco mulheres haviam sido indicadas ao Oscar de direção: Lina Wertmüller, Jane Campion, Sofia Coppola, Kathryn Bigelow e Greta Gerwig. Kathryn Bigelow era a única vencedora até agora. Chloé Zhao é a primeira mulher a receber quatro indicações num mesmo ano. Além de direção, ela concorre nesta noite as troféus de filme (ela é uma das produtoras), edição e roteiro adaptado.

Fonte: Correio