Recadastramento do cartão SUS é prorrogado até o final de agosto em Salvador

Quem ainda não atualizou o cadastro do cartão SUS em Salvador terá até 31 de agosto para fazer esse recadastramento. Até agora, mais de 2,5 milhões de moradores da capital já fizeram o procedimento, que é obrigatório. 

Segundo a prefeitura, foram 1,7 milhão de atualizações pelo site, criado no ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde para agilizar o processo. 

O secretário Leo Prates lembra que é importante toda a população estar cadastrada, mesmo quem tem plano de saúde privado e quem faz pouco uso das unidades municipais. A medida segue uma nova orientação do governo federal, que instituiu outro modelo de financiamento para a atenção primária, levando em conta o cadastramento para fazer os repasses de recursos.

“É importante que todos os moradores de Salvador realizem a atualização cadastral, uma vez que o Governo Federal irá estabelecer o repasse dos recursos públicos da saúde com base no número de pessoas cadastradas em nosso sistema. Isso vai possibilitar que a gente continue de maneira intensa a expansão da oferta dos serviços na cidade, além de definir políticas mais eficazes baseadas na compilação dos dados levantados durante o recadastramento”, explicou.

Além do site, é possível fazer o recadastramento presencialmente em uma das 155 Unidades Básicas da cidade. É preciso informar RG ou certidão, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência em nome próprio ou de algum familiar de primeiro grau. Uma pessoa pode fazer o cadastro do resto da família, se apresentar toda a documentação. 

Fonte: Correio