Está com Covid? Como se isolar, se cuidar e proteger quem mora com você

Se você está infectado com a Covid-19 e não precisa de cuidados em um hospital, você precisa se isolar em casa para evitar que o vírus se espalhe. Esse é o caso da maioria das pessoas que contrai o Sars-CoV-2. Mas mesmo com um quadro mais leve da doença, alguns cuidados são necessários durante o período de recuperação.

Cuidados com a saúde do infectado
– Descanse. Evite fazer esforços desnecessários ou exercícios físicos.
– Mantenha-se hidratado. Não se esqueça de consumir bastante líquido para ajudar seu corpo na resposta contra o vírus.
– Mantenha contato com um médico. É importante você procurar atendimento médico mesmo no início dos sintomas para receber orientação sobre como se cuidar. E não exite em entrar em contato com um serviço de saúde caso os sintomas se agravem e você tenha problemas para respirar, febre persistente e outros sinais de alerta.

Sintomas para se atentar. Se sentir algum desses, procure assistência imediatamente:

  • Problema para respirar
  • Dor ou pressão persistente no peito
  • Confusão mental
  • Dificuldade para acordar ou se manter acordado
  • Pele, lábios e abas nasais pálidas, acinzentadas ou azuladas

Cuidados para não espalhar o vírus
– Se você mora com alguém, isole-se em um quarto da casa e reserve também um banheiro apenas para o seu uso (se possível).
– Use máscara cirúrgica caso precise ficar no mesmo ambiente que outra pessoa ou animal de estimação. Tente ficar a pelo menos 2 metros de distância.
– Não compartilhe objetos. Pratos, copos, talheres, toalhas, roupa de cama, entre outros devem ser usados apenas por você. Todos os itens que você usar devem ser lavados completamente. No caso de roupas, não é necessário separar as suas das de quem mora com você.
– Mantenha a casa e o cômodo onde você se isolou arejados abrindo as janelas. Uma boa circulação de ar ajuda a remover partículas contaminadas do ar.

Higiene pessoal
– Use lenços descartáveis para tossir ou espirrar e descarte em uma lixeira reservada para isso. Você também precisa fechar o saco de lixo e entregar a quem for descartá-lo de forma que o contato com os papéis que você usou seja mínimo.
– Lave suas mãos imediatamente após tossir ou espirrar. Higienize-as com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Caso não haja sabão, você pode usar álcool em gel 70%. Essa lavagem precisa acontecer com frequência, mesmo sem que você tussa ou espirre. 
– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas.

Higiene da casa
– Limpe e desinfete todas as superfícies que você tocar diariamente, se conseguir, mesmo estando no seu quarto e banheiro reservados. Elas podem ser celulares, tablets, controles remotos, maçanetas, acessórios de banheiro, vaso sanitário, teclados e mesas de cabeceira, por exemplo.
– Se você não conseguir limpar por se sentir mal, peça a outra pessoa que limpe, mas o serviço deve ser feito o mais rápido possível. A pessoa deve usar luvas descartáveis e máscara.
– Sempre desifecte áreas que podem ter sangue, fezes ou qualquer outro fluido corporal. Limpe com água e sabão e, depois, use desinfetantes.

Fonte: Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)

Fonte: Agencia Brasil