EUA doarão 6 mi de vacinas contra Covid ao Brasil e outros 28 países latinos

Os Estados Unidos da América (EUA) confirmaram, nesta quinta-feira (3), doação de 80 milhões de vacinas contra Covid-19 para países estrangeiros. De acordo com informações preliminares, o envio imediato será de 25 milhões de doses das farmacêuticas Astrazeneca/Oxford, Pfizer, Moderna e Janssen.

O Brasil está incluído nos repasses destinada às Américas Central e do Sul. Essas regiões receberão 6 milhões de vacinas A Casa Branca informou que o quantitativo de vacinas será distribuído conforme critérios do Consórcio Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em que o país entrou como membro em 2020, com cota mínima. O presidente Joe Biden afirmou que 75% das doses serão distribuídas pelo Consórcio.

​”Compartilhamos essas doses, não por favores ou concessões. Compartilhamos essas vacinas para salvar vidas e liderar o mundo em direção ao fim da pandemia com o poder de nosso exemplo e nossos valores”, disse Biden em um comunicado.    

A Casa Branca informou que, para as doses a serem distribuídas por meio do mecanismo Covax, Washington priorizará países da América Latina e Caribe, e do Sul e Sudeste Asiático e da África.

Além do Brasil, receberão doses Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, República Dominicana, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize,  Dominica,  Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trindade e Tobago.

Fonte: Agencia Brasil