Uefs instala câmeras de reconhecimento facial em portal de acesso a campus

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) instalou duas câmeras no pórtico principal de acesso ao campus. Uma das câmeras é para leitura de placas de veículos e a outra para o reconhecimento facial. A instalação foi realizada pela Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra/Uefs), em continuidade às ações definidas pelo plano de retomada das atividades presenciais da instituição.

O projeto faz parte de uma Prova de Conceito (POC) para definição de um novo protocolo de acesso ao campus e tem prazo de 30 dias para avaliação das funcionalidades do sistema. O uso de tecnologias de segurança visam à implementação de um sistema eletrônico de monitoramento em substituição ao cartão manual convencional entregue e recebido na portaria principal.

“Esta ação é importante para reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus, já que os cartões manuais para o acesso ao campus em decorrência da pandemia deixaram de ser entregues como medida preventiva de combate à Covid-19, bem como possibilitar o monitoramento eletrônico do acesso ao campus pela entrada principal”, afirmou Nadja Silva, coordenadora da Uninfra.

Fonte: Correio