População de Viana, no Espírito Santo, receberá meia dose de vacina para Covid

Viana, cidade no interior do Espírito Santo com cerca de 79,5 mil habitantes, fará um teste de vacinação em massa da população com doses reduzidas do inoculante da AstraZeneca, produzido pel Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A medida foi anunciada na tarde desta sexta-feira (4) pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e está prevista para começar entre 12 e 13 de junho. 

No experimento, pacientes receberão metade da dose atualmente aplicada – 0,25 mL ao invés de 0,5 mL – com o mesmo intervalo de tempo que é praticado atualmente, de três meses cada.

Objetivo é avaliar a efetividade da vacina imunizando 85% da população adulta da cidade, englobando pessoas com idade entre 18 anos e 49 anos. Esse público, conforme o anunciado, é de 35 mil habitantes. 

“A população será acompanhada por um ano para observar a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz. Queremos observar a redução de casos e de mortes por Covid-19 após a imunização, por exemplo. Baseado em estudos preliminares, esperamos que vacina em dose ajustada, ou seja, metade da dose padrão, seja suficiente para produzir anticorpos e células de defesa e reduzir 60% da incidência de Covid-19, ao longo de seis meses após a vacinação”, disse Valéria Valim, médica coordenadora do projeto, em coletiva de imprensa.

 

Fonte: Agencia Brasil