Universitários brasileiros voluntários realizam Brazil Forum UK 2021

Para promover um diálogo plural, consciente e realista sobre pautas urgentes – que vão desde a política imersa em uma polarização, às discussões sobre vacinas, meio-ambiente, crises e pandemia – estudantes brasileiros voluntários, que fazem mestrados, doutorados e pós-doutorado em universidades do Reino Unido, realizam a sexta edição do Brazil Forum UK 2021.

Com o tema “O futuro é no presente que começa”, o evento é considerado o maior espaço de debate sobre o Brasil no Reino Unido. A proposta do fórum é criar uma ponte entre os dois países para discutir e refletir sobre questões e desafios contemporâneos brasileiros entre membros da sociedade civil, da academia, do poder público e da iniciativa privada.

O fórum, que começou no último dia 5 e vai até o dia 13 de junho, está sendo realizado de forma online e gratuita e conta com 12 painéis temáticos sobre política, educação, saúde, inclusão social, justiça, tecnologia, economia, cultura e meio ambiente. Cada painel tem a participação de pelo menos três especialistas no assunto.

“É uma tentativa de promover um debate bem qualificado entre as pessoas que estão no Brasil e os estudantes aqui no Reino Unido. Esse ano a gente reformulou o fórum e trouxe para o debate pessoas que há muito tempo são ouvidas só dentro de suas comunidades, mas precisam ter a sua voz ampliada como os povos originários, negros, mulheres, LGBTQIA+ e todas as outras identidades que a gente acredita que são necessárias para construir o futuro e a identidade do Brasil”, diz a estudante Isadora Werneck, de 25 anos, que faz mestrado em direito no Reino Unido, e é uma das moderadoras do Fórum.

Nesta quarta-feira (09) estão previstos debates sobre violência de gênero, às 14 horas, e violência contra a população negra no Brasil, às 17 horas. Já na quinta-feira (10), um dos destaques da agenda traz a pesquisadora da Fiocruz, Elaine Nascimento, para falar sobre o tema pandemia e infodemia – teorias de conspiração e vacinação, impactos nas minorias brasileiras.

Entre outros participantes que já confirmaram presença no Brazil Forum UK estão o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a ambientalista e ex-senadora Marina Silva, o professor e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.

Quem tiver interesse em participar e acompanhar os debates, basta acessar o canal brazilforum, no Youtube, sem a necessidade de inscrição prévia. Toda programação pode ser conferida no site brazilforum.org ou no instagram @brazilforum.

Fonte: Agencia Brasil