Minas enviará doses da Janssen a todo Estado, apesar de curto prazo de validade

Os 3 milhões de doses da vacina da farmacêutica Janssen/Johnson&Johnson que devem chegar ao Brasil na próxima terça-feira (15) têm prazo de validade até 27 de junho, informou o Ministério da Saúde às secretarias estaduais de Saúde nesta terça-feira (8).

Com isso, o tempo hábil para distribuição do inoculante fica reduzido e não se poderá administrar as vacinas após a data estipulada – em suma, toda a cadeia de encaminhamento do imunizante deverá ocorrer em 12 dias.

Com isso, há orientação de que as doses da Janssen sejam encaminhadas apenas para as capitais, como forma de prevenir que as vacinas sejam aplicadas antes do prazo de validade. 

Em Minas Gerais, porém, a orientação não será essa. O secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou a O TEMPO que a pasta que comanda vai “enviar para todos os municípios”. 

Antes de receberem as remessas, todavia, as cidades “vão ter que assinar um termo de responsabilidade”, explicou. 

O chefe da pasta disse que não houve manifestação do Ministério da Saúde, por ora, de quantas doses devem chegar ao Estado, mas ressaltou que, em geral, cerca de 10% dos carregamentos são destinados a Minas. 

Fonte: Agencia Brasil