Vacina da Janssen: Anvisa avalia nesta segunda-feira se amplia validade de doses

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avalia, nesta segunda-feira (14), se as primeiras doses da vacina Janssen que devem chegar ao Brasil nesta semana podem ter seu prazo de validade ampliado.

Inicialmente, as vacinas vencem no próximo dia 27 de junho. Segundo o governo federal, porém, a medida já foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), com ampliação para 8 de agosto. Falta, agora, validação da Anvisa. “A decisão é baseada em dados dos estudos de avaliação de estabilidade que estão sendo realizados”, disse a FDA por ocasião da aprovação, no dia 10 de junho.

Em nota, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou também que o pagamento das doses só ocorrerá em relação às que forem aplicadas. “Nós já informamos que essas doses têm um prazo de validade mais curto e, por conta disso, o Programa Nacional de Imunizações decidiu que essas doses deveriam ser aplicadas nas capitais”, pontuou. Em Minas Gerais, todavia, a Secretaria de Estado de Saúde disse, à reportagem de O TEMPO na semana passada, que espera enviar as doses para todos os 853 municípios.

Inicialmente, as primeiras 3 milhões de doses desse imunizante chegariam ao Brasil nesta terça-feira (15), mas o Ministério da Saúde informou que houve atraso no envio – ainda não se sabe por quais motivos e qual a nova data de entrega prevista.

A vacina da Janssen é fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson e aplicada em dose única. Segundo a Anvisa, tem 85% de eficácia, após 28 dias da data da aplicação, na prevenção da forma severa da Covid-19. Para casos moderados, a eficácia foi de 66%.

Fonte: Agencia Brasil