Jovem com suástica no braço é expulso de shopping em Caruaru: assista ao vídeo

Um jovem que usava faixa com uma suástica – símbolo nazista – no braço esquerdo foi expulso nesta quinta-feira (17) de um shopping em Caruaru, cidade localizada em Pernambuco. Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o rapaz é abordado.

Nas imagens é possível ver ele de blusa de manga longa preta, com capuz, e a suástica por cima. Ao ser questionado pelos seguranças, o jovem dispara: “É a minha liberdade”. No entanto, usar símbolos nazistas no Brasil é crime de preconceito de raça e cor.

“Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, conforme a LEI Nº 9.459, tem pena de reclusão de um a três anos, além do pagamento de multa.

O jovem foi abordado depois que clientes do centro de compras se sentiram incomodados e acionaram a segurança. Ele foi expulso do mall, mas o shopping não registrou ocorrência do caso, apesar de ter declarado que repudia “toda e qualquer forma de apologia ao movimento nazista”.

Fonte: Agencia Brasil