A gaúcha Mayra Aguiar faturou neste domingo (5) a segunda medalha de prata para o Brasil no Grand Slam de Judô em Tbilisi (Geórgia). No último dia de competição, Mayra foi superada na disputa do ouro da categoria 75 quilos pela alemã Anna-Maria Wagner, atual campeã mundial. Com o pódio de hoje (5), o Brasil somou quatro medalhas, todas conquistadas por mulheres. Além de Mayra, Ketleyn Quadros (63kg) também assegurou a prata, e Tamires Crude (63 kg) e Rafaela Silva (57 kg) ficaram com o bronze.
Meu quarteto fantástico ⚡️
🥈 @KetleynQ
🥈 @mayraaguiarjudo
🥉 @Rafaelasilvaa
🥉 @tamirescrude #BrasilJudo #JudoTbilisi pic.twitter.com/KnPUSyzR1w— CBJ (@JudoCBJ) June 5, 2022
Antes de chegar à final , Mayra Aguiar somou duas vitórias consecutivas por ippon: primeiro bateu a anfitriã Tchanturia e na luta seguinte, a semifinal, superou a francesa Audrey Tcheumeo. Na decisão do ouro, Mayra levou um waza-ari da alemã Anna-Maria Wagner e ficou com o vice-campeonato.
A prata em Tbilisi rendeu 700 pontos para a gaúcha que pode voltar ao top 8 do mundo, condição para entrar nas próximas competições como cabeça-de-chave.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Mayra Aguiar (@mayraaguiarjudo)
Outros resultados
Outros dois brasileiros lutaram em Tbilisi neste domingo (5). André Humberto (100 kg) estreou com vitória contra o ucraniano Oleksii Yershov, mas perdeu para o anfitrião Beriashvili nas quartas, e na repescagem foi superado pelo cazaque Serikbayev.
Na categoria acima dos 100 kg, Juscelino Nascimento Júnior foi derrotado na primeira luta pelo francês Joseph Terhec.
A próxima etapa do circuito mundial da Federação Internacional de Judô (IJF, sigla em inglês) começa em 24 de junho, com o Grand Slam de Ulaanbaatar (Mongólia). A competição inicia a classificação olímpica para os Jogos de Paris em 2024.
Fonte: Agência Brasil