O rendimento ruim da seleção brasileira na Copa do Mundo pode ser traduzido nas mudanças que ocorrerão no ranking da Fifa. Apesar de se manter na liderança da classificação, o país não somará novos pontos.
Pelo contrário, na classificação, o time brasileiro será um dos 13 que perderá pontos por conta dos resultados obtidos ao longo do torneio pelos cálculos determinados pela Fifa.
Com as vitórias sobre Sérvia, Suíça e Coreia do Sul, o Brasil somou 40,93 pontos, mas acabou perdendo 41,47 pela derrota contra Camarões, na fase de grupos.
Assim, Tite e seus comandados terminaram o torneio com saldo de 0,53 pontos negativos. O Brasil acabou somando menos pontos do que seleções como Austrália, Japão, Tunísia, Equador, Gana e Arábia Saudita, todas eliminadas antes da Canarinho.
Quem mais somou pontos foi Marrocos (107,49). O time de Walid Regragui perdeu somente semifinal e Disputa de 3º lugar, fases que a derrota não desconta pontos.
Campeã do torneio, a Argentina foi 3ª que mais somou pontos (63,73) e só não assumirá a liderança do ranking geral de seleções da Fifa por ter empatado com a França no tempo regulamentar.