O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) detectou o sumiço de sete aves em extinção na casa do deputado federal Anderson Torres. A descoberta foi feita durante uma operação de fiscalização realizada pela equipe do Ibama na residência do parlamentar em Brasília.
Segundo informações divulgadas pelo Ibama, as aves eram da espécie papagaio-verdadeiro e estavam sendo mantidas ilegalmente pelo deputado em cativeiro. A espécie é considerada em risco de extinção e sua captura, transporte e comércio são proibidos por lei.
Além das aves, foram encontrados também outros animais silvestres em situação irregular na casa do deputado, como jabutis e serpentes. As autoridades ambientais lavraram um auto de infração e os animais foram apreendidos e encaminhados para cuidados adequados.
O deputado Anderson Torres negou as acusações e afirmou que as aves foram adquiridas legalmente por meio de um criador autorizado pelo Ibama. No entanto, o órgão ambiental informou que não havia registros de autorização para a manutenção das aves em cativeiro na casa do parlamentar.
A situação revela a importância da preservação da fauna e flora brasileiras e a necessidade de respeito às leis ambientais. A captura, transporte e comercialização de animais silvestres colocam em risco a sobrevivência de muitas espécies em todo o país, além de configurar crime ambiental sujeito a punições severas.
A fiscalização e o combate ao tráfico de animais silvestres são essenciais para a preservação da biodiversidade brasileira. O Ibama e outras instituições ambientais têm um papel fundamental nesse processo, mas é importante que toda a sociedade também se conscientize da importância de preservar a natureza e denunciar práticas ilegais relacionadas ao meio ambiente.