Lorem ipsum dolor.

Funai muda de nome para abranger diversidade dos povos indígenas

Vinculada anteriormente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e agora na estrutura do recém-criado Ministério dos Povos Indígenas, a Funai teve denominação alterada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Antes chamada de Fundação Nacional do Índio, o órgão federal responsável pela política indigenista brasileira passa a ser chamado de Fundação Nacional dos Povos Indígenas. A mudança consta na Medida Provisória nº 1.154, de 1º de janeiro de 2023, que estabelece a organização dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios.

A alteração atende a um pedido da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que apontava carga de preconceito no termo “índio”, que tampouco representava a diversidade dos povos.

Pela primeira vez em 55 anos de história, a Funai será presidida por uma mulher indígena, a advogada Joenia Wapichana, natural de Boa Vista (RR).

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com